Devia ter

Peguei um trecho de Epitáfio, dos Titãs, como título do post para falar um pouco sobre o que converso com alguns amigos Não acredito que exista 100% de ganho, em uma escolha sempre há uma perda. Para viver sua “independência”, perde-se a presença de quem você mais gosta: família, amigos e amores. Na saída de um emprego você perde a “estabilidade” mas se aprender a conviver com a incerteza se ganha confiança.

Já me disseram que tenho um problema sério, o de não me planejar para o futuro. Tento explicar que não me planejo em longo prazo para não me frustrar depois. Assim como o Zeca deixo a vida me levar. Só nesse embalo, já fiz tantas coisas e conheci tanta gente bacana que nunca imaginei esbarrar na vida. Sabe a tal da empatia, que faz você gostar de graça da pessoa sem ao menos nunca ter visto. E que a admiração cresce a cada dia, ao acompanhar o trabalho dela e ver que o esforço dedicado por ela está valendo a pena.

Você já parou para pensar o quanto é breve nossa estadia por aqui. E que você deve viver a sua vida plenamente sem se bitolar por alguns conceitos já fadados como emprego perfeito, relacionamento estável ou um bom plano de aposentadoria.

Alguns amigos falam que gostariam de estar fazendo o mesmo que eu em deixar minha família, emprego e viver um pouco a incerteza, viajando pra lá e pra cá. Mas não percebem que basta rever algumas coisas como consumo desenfreado e a cultura do status social. Isso e tantas bobagens que só fazem nos afundar cada vez mais e nos distanciam das coisas simples da vida, como conhecer pessoas e ter relacionamentos verdadeiros com elas.

Costumo dizer que sou um acidente de percurso. Nasci em Camaragibe, região metropolitana de Recife – Pernambuco, cresci em Belém do Pará. Se não tivesse passado em frente a um curso de informática há uns 15 anos atrás, já deveria estar formado em Administração de Empresas, pois fiz Ciências Humanas no ensino fundamental e era esse o caminho que certamente escolheria. O acaso me protegeu, enquanto eu andava distraído. Por isso falo que entrei de gaiato na área de TI. Essa área que me envolvi por fascínio, já me deu tantas oportunidades que todo dia me sinto realizado. Só de pensar que você pode tomar conta do seu destino, dá uma sensação de liberdade duca!

Em Dezembro, fui passar fim de ano com a família. A felicidade não foi completa pois perdi um grande amigo de longa data. Em Janeiro conseguimos reunir alguns presentes lá no complexo Feliz Lusitânia, em Belém, para lembrar do saudoso Manoel Dória. Naquele dia não houve tristeza. Tinha tanta lembrança bacana do tempo que trabalhamos juntos que a tarde foi só de boas recordações. O pôr-do-sol foi especial. Dias atrás, quando visitamos a família dele, foi tão bacana o que nos falaram. Que sentiam o Manoel vivo com nossa presença. Pena não poder revelar da mente tantas fotos e vídeos de várias churrascadas e passeios de bike. Naquela hora muita tristeza, agora apenas boas recordações.

kleber_wendell_mauro_luiz
Kleber, Wendell, Mauro e Eu

Só pra fechar. Não se mova por dinheiro, por status ou pelo que os outros ditam. Faça valer a chance que foi dada a você. Substitua o “devia ter” por planejamento e execução. Tenha uma visão ampla das coisas, mas viva a vida em iterações curtas e consistentes.

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol de pôr…

18 comentários sobre “Devia ter

  1. Cássio Noronha

    Sem mais, perfeito..
    Aliás, conversamos sobre isso hoje.. kkkkkkk

    Daqui há alguns anos verei se a decisão que tomei valeu a pena ou não. E se não tiver tido lucro(leia-se: felicidade), é certeza de desembarcar em Val de Cães, de volta, mais feliz do que qdo embarquei pra cá!

  2. As vezes me pergunto, o que fazemos nessa sociedade consumista, onde os valores são invertidos e status, dinheiro e posições são mais importantes que momentos e pessoas ???

    Perfeito o Post, me fez parar pra rever alguns conceitos e me ajudar em algumas decisões.

  3. Christiano Pena

    Bem! O post realmente tá perfeito e flete muito da sua personalidade irmão, realmente tivemos muitas histórias e fatos simples, mas, marcantes (incluso com nosso saudoso e admirável amigo Manoel Doria). A vida sempre se encarrega de distânciar as pessoas e é muito difícil controlar isso, oque posso fazer nesse momento e ressaltar que devemos mesmo valorizar as coisas que realmente importam nessa vida que são os laços familiares e as verdadeiras amizades (que é uma coisa rara, ter amigos verdadeiros) Fica com Deus e que ele te abençoe sempre irmãozão.

  4. Josiane Lopes

    Oi Sanches!!! Que maravilha esse seu post, muito legal! Parabéns!!!
    Saiba que você é um vitorioso, uma pessoa muito competente, te admiro muito e ainda tem mais, “tudo o que você fizer, sempre vai valer a pena…”, sabe porque que falo isso, é porque você nunca fica de braços cruzados, você sempre arregaça as mangas e trabalha.
    Sou muito feliz de ter conhecido você, e de fazer parte de seu grupo de amigos, pois VOCÊ é um AMIGÃO, sempre me ajudou bastante; com suas palavras agora, vou me planejar mais e executar em dobro, pra sempre fazer valer a pena. Brigada por tudo amigo!

    Um abraço, fica bem!

    1. Ainda lembro do 1º dia de aula na facul, foram 4 anos de muita ralação. Você superou cada desafio com uma tranquilidade que nunca vi em ninguém. Te admiro muito. Obrigado também pela sua amizade. Saúde e sucesso pra você.
      Abração!

  5. Fico feliz por você ter me agraciado com suas palavras…ter a oportunidade de ler um relato sincero…. de alguém que provou que você pode fazer a diferença! A vida é tão breve…que não sabemos se ao acordamos estaremos ainda nesse plano terrestre…existe tantas coisas que não sabemos…significados ocultos…Mas é assim que a vida é…cheias de surpresas…pensamentos e formas…e fazemos nossos desenhos, as vezes apenas rabiscos…mas o formato vai se inventando a cada traço…até chegar na forma ideal…

Deixe uma resposta

