PHP, Java, V FPSL e TA SAFO!

Começamos o 2º ano na faculdade com a árdua tarefa de aprender Programação Orientada à Objetos com Java, novamente surgiu a necessidade de adaptar o meu .vimrc para compilar em java, mas havia um pequeno problema, como detectar quando o arquivo for C++ ou Java. Daí encontrei no .vimrc do Aurélio a linha “au BufNewFile,BufRead *.cpp”, que significa auto comando para quando criar ou abrir um arquivo do tipo .cpp, no caso, podemos executar comandos. Aí foi só adaptar de g++ para javac e outras “cocitas mais“.

Em maio de 2007 comecei o meu estágio como Desenvolvedor Web na COHAB-PA, tempo de rever meu “htmlês” e “phpês”. Me adiantei logo e comprei o livro de Ajax e PHP do Juliano Niederauer. Foi muito firme aprender PHP Orientado à Objeto, Javascript, Ajax, CSS e várias ferramentas de desenvolvimento e gerenciamento de Banco de Dados. Valeu Alfredo e Fábio pela paciência🙂

Nesse mesmo tempo, o Marcelio lançou nas listas do Linux d’Égua e PHP Pai d’Égua que estavam abertas submissões de palestras para o V Fórum Paraense de Software Livre. Preparei um resumo do que eu sabia sobre VIM e mandei a proposta da palestra/tutorial: “Editando textos com o poderoso VIM”. Nesse meio tempo surgiu uma idéia de falarem sobre distribuições Linux no Fórum. Conheci o Marcelo Andrade do SERPRO regional Belém devido a idéia de falarmos sobre o Slackware no Fórum. Marcamos umas duas conversas no IESAM e trocamos algumas dúvidas por e-mail, mandamos a proposta e ela foi aprovada. Montei uns slides toscos e o Marcelo deu uma “guaribada” legal. No dia do tutorial de VIM contei com a presença dos meus amigos da faculdade Eduardo Lieutier (será que acertei dessa vez?) e o Hector “Bonilha” (não é aquele cara do Chaves) e mais alguns presentes. O bacana foi ver o professor de PHP, o Hugo, participando da palestra.

Ainda na palestra do Karlisson Bezerra sobre padrões web, eu e o Marcelo estávamos revisando a apresentação, quando ouvi ele falando do Firebug, um plugin do Firefox para depuração de código, essa foi a dica do dia. A apresentação sobre Slackware foi uma beleza, falamos do histórico da distribuição, características e funcionalidades, só faltou o Piter Punk estar presente.

Foi nesse Fórum que conheci a galera, fora de série, do 3º ano de Sistemas do IESAM, o Luciano, Marília, Edilana, “Bebê” e o Cris, foram 3 dias muito proveitosos. O Luciano se apaixonou pela Sulamita Garcia, e quem não se apaixona? Êta coração bandido.

O V Fórum se foi, mas os amigos que fiz e o conhecimento que adquiri, não🙂

V Fórum Paraense de Software Livre

 Na VII Semana Acadêmica do IESAM foi criado um grupo chamado SAFO (desenvolvimento de Software Ágil, Fácil e Organizado). Depois do Fórum Paraense conversamos com a Profª Silvana Rossy sobre a criação de um evento de Software Livre promovido pelo grupo. Só que faltava para o grupo uma logomarca e algumas pessoas começaram a chamar de “os safos” para os integrantes do grupo, achamos que ficou muito pretencioso. A Profª Silvana sugeriu em adicionarmos o termo de tecnologias abertas ao nome do grupo. Várias sugestões foram enviadas para a lista, mas o nome já estava pegando. Pesquisei no dicionário paraense e encontrei o termo “Tá Safo”, que deriva da gíria dos marinheiros que quer dizer “Tá beleza”, e utilizamos bastante este termo para dizer que está tudo ok. Depois de algumas reuniões foi estipulado que o nome do grupo seria adaptado para TÁ SAFO! (Tecnologias Abertas com Software Ágil, Fácil e Organizado). Faltava a logomarca.

Neste meio tempo promovemos em junho a “semana do esquenta” onde fizemos algumas apresentações e treinamentos relâmpagos para os participantes do grupo. Entre várias, apresentei a palestra “Linux – Só por prazer”, onde contei um pouco da história do Linux.

Mais uma votação foi aberta para eleger a logomarca. Na maioria das vezes que afirmamos alguma coisa, fazemos isso com a mão empunhada e o polegar levantado, tirei uma foto da mão do meu primo Fabrício, meu outro primo, Fernando, desenhou uma mão estilizada fazendo o sinal de TÁ SAFO. Depois de algumas votações foi aceita a logo do grupo. Agora faltava organizar o evento.

Foi uma correria danada que resultou em um evento paralelo da Semana do Empreendedor, que se chamou Empreendedorismo com Software Livre. Convidamos vários profissionais e estudantes para palestrarem e ministrar minicursos. Inovamos colocando um stand do o grupo para inscrição de minicursos, sorteio de cd’s, venda de camisas e refri. Colocando na balança o evento foi positivo, pois obtivemos experiência, sentimos na pele como dá trabalho realizar um evento, independente do tamanho dele. Descontração era o lema, o Calex pegou um megafone e saiu fazendo propaganda do grupo, o CID (Henrique) levou uma busina que barulhava pra caramba nos stands. Todos que participaram da organização e do evento estão de parabéns! Demos até uma entrevista para o pessoal do curso de comunicação, Tá Safo na mídia🙂.

V Feira do Empreendedor (Com Software Livre)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s